Plano de Negócio: 3 critérios que você precisa saber e planejar para abrir uma empresa

Vou começar com uma realidade nua e crua: a maioria das empresas no Brasil encerra suas atividades antes dos dois primeiros anos de vida, você sabia? Isso acontece porque muitas pessoas que abrem empresas não tem um plano de negócios estruturado adequadamente. Para abrir uma empresa é preciso mais do que vontade, é necessário estar atento ao mercado, saber formular estratégias e, claro, fazer escolhas assertivas quanto a contabilidade do negócio.

Digamos que você está decidido sobre um nicho de negócios e tem boas expectativas sobre a empresa que quer abrir. E agora, qual é o plano para abrir a empresa? Separei 3 fatos importantes para você obter sucesso nessa jornada inicial.

 

Quanto custa abrir uma empresa?

Não existe uma resposta certeira para essa pergunta. De qualquer forma, você pode ter uma ideia do investimento que será necessário quando começar a colocar tudo na ponta do lápis. Isso mesmo, na ponta do lápis, significa dizer que você precisa escrever todos os custos iniciais que terá para abrir e manter a empresa nos primeiros 12 meses de vida. Comece fazendo anotações aleatórias e depois organize suas ideias de forma sumarizada. Os custos variam muito de acordo com o tipo de empresa, a localização, a abrangência do seu produto ou serviço oferecido, entre outras.

Para início de conversa, você já pode ir colocando no papel as despesas iniciais da viabilidade do negócio, como taxas com a Junta Comercial, taxas de alvarás da prefeitura e do corpo de bombeiros, licenciamentos sanitários e ambientais, Certificado Digital e os honorários de constituição da empresa e mensais que a sua contabilidade pode cobrar.

 

Para abrir uma empresa, por onde você deve começar?

Para tirar o seu sonho do papel, defina o modelo de negócios da sua empresa. Mas atenção, ele é diferente do plano de negócios, certo?!

O Modelo de Negócios é a forma de trabalhar que mais vai se adaptar a sua empresa. Pensando assim, ele pode ser uma franquia, um marketplace, uma startup, entre outros. Definir esse passo faz parte do processo para adaptar o atendimento a seus clientes e permite que você obtenha resultados certeiros.

Depois disso, pense no Plano de Negócios. É nele que você vai destrinchar tudo o que está na sua cabeça. Descreva os objetivos, a viabilidade do empreendimento sob aspectos operacionais, financeiros, mercadológicos, etc. Faça, basicamente, um mapa da sua empresa. Lembre-se de se basear em pesquisas e análise de mercado, use informações e dados verídicos.

 

Como montar um Plano de Negócios?

Para montar um plano de negócios você vai precisar montar uma espécie de esqueleto da sua empresa. Esse esqueleto deve ser formado por etapas como: Análise de Mercado (público-alvo, concorrência e fornecedores); Plano de Marketing; Plano Operacional e Plano Financeiro. Assim como pessoas, empresas também precisam de cuidados para crescer com saúde. A organização e planejamento são peças-chave nesse contexto. Com uma empresa organizada é muito mais fácil identificar falhas antes mesmo de elas acontecerem.

 

Portanto, ao abrir uma empresa, tenha em mente a importância de planejar o seu negócio. Não tome decisões sem amadurecê-las. Converse com as pessoas, visite negócios que estão ligados ao seu sonho e claro, contrate profissionais de contabilidade. Por mais que você se prepare, é essencial contar com alguém que entenda e te ajude com a burocracia que há de chegar.

Ainda existem muitos caminhos necessários para estruturar um negócio, portanto, conte com a equipe do Escritório Domínio. Entre em contato pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651. Se preferir, envie um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.