Entenda as mudanças no eSocial e na Carteira de Trabalho Digital

Por meio do Decreto nº 8.373, de 11 de dezembro de 2014, foi instituído o eSocial. Esse projeto prevê a união de diversos sistemas, como Caixa Econômica Federal, Previdência Social, Receita Federal, entre outros.

Como ficam as admissões nesta nova era?

Essas mudanças têm gerado muitas dúvidas, em especial sobre a admissão dos funcionários. A data de admissão do trabalhador em uma empresa é o momento em que ele começa as atividades. E agora com o eSocial, é preciso que as informações de seu registro sejam enviadas até o dia anterior ao início de suas atividades na empresa. Assim, evitando multas com admissões retroativas.

Com isso, e visando modernizar o acesso às informações da vida laboral do trabalhador, o Ministério da Economia lançou a Carteira de Trabalho Digital, em substituição a Carteira de Trabalho física. O objetivo é a otimização e potencialização de processos internos por meio de uma única ferramenta virtual.

Todas as experiências e informações profissionais formais estarão no aplicativo, gerando mais agilidade no acesso às informações trabalhistas consolidadas em um único ambiente, possibilitando ao trabalhador fiscalizar seus vínculos trabalhistas.

Para ter acesso, basta baixar gratuitamente o aplicativo ”Carteira de Trabalho Digital” na loja virtual do smartphone (Apple Store da Apple e Play Store do Android). Ou, acessar via web, por meio do link https://servicos.mte.gov.br/. Quem já tem cadastro no sistema do governo federal, basta usar seu login e senha de acesso no App “Carteira de Trabalho Digital”.

Se ficou com dúvidas ou precisa de ajuda para acessar sua Carteira de Trabalho Digital, entre em contato conosco pelos telefones (54) 3232-4740 e (54) 3232-2651 ou nos mande um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.