A importância da correta gestão do Imobilizado de sua empresa

Por muito tempo foi negligenciada a importância da mensuração e controle dos bens imobilizados dentro das organizações. Com os empresários cada vez mais interessados numa gestão eficaz e nos benefícios que esses processos podem oferecer, a contabilidade, mais uma vez, se torna uma grande aliada das empresas.

Apesar do grande avanço e interesse nesse tipo de controle, alguns ainda acreditam que seja algo puramente legal e de exigência da contabilidade, quando na verdade, ter os valores de imobilizado lançados contabilmente de forma correta pode trazer vantagens à empresa.

A título de esclarecimento, fazem parte do Ativo Imobilizado da organização os bens materiais que são utilizados na operação da empresa e necessários para que ela exerça suas atividades, com vida útil estimada de, ao menos um ano, pois compreende-se que os imobilizados são bens duráveis.

O controle do Ativo Imobilizado permite que a empresa obtenha relatórios com informações relevantes sobre o patrimônio da organização, auxiliando na tomada de decisão, gestão e percepção real da estrutura da empresa.

As possíveis tomadas de decisões que o gestor empresarial pode tomar com o devido controle do seu ativo imobilizado, são:

  • Aproveitamento das depreciações para economia tributária por meio de um bom planejamento;
  • Disposição de alguns itens para venda, pelo valor justo, em momentos de ausência de fluxo de caixa;
  • Cálculos para avaliar se o investimento vale a pena ser mantido, pensando no retorno financeiro que ele proporciona;
  • Análises para avaliar se o imobilizado deveria ser comprado ou se poderia ter sido locado.

Se em sua empresa o controle do Ativo Imobilizado não está sendo feito, ou alguns bens ainda não constam na contabilidade, há a possibilidade de correção de saldos do imobilizado e/ou implantação dos bens faltantes para que exista conformidade entre os dados contábeis do seu empreendimento, seu patrimônio e valor real.

Ficou em dúvida ou interessado em saber mais sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo telefone (54) 3232.4740, ou, nos envie um e-mail para o endereço eletrônico contato@escritoriodominio.com.br.