Principais dicas para declarar o seu Imposto de Renda em 2022

Com a chegada do mês de abril, também vem chegando o prazo final para a declaração do Imposto de Renda. Neste ano de 2022, estão obrigados a apresentar a declaração anual do IR, referente a 2021, as pessoas que receberam rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma foi superior a R$ 28.559,70.

Somente em 2021, 869 mil declarantes caíram na malha fina, muitos por cometerem falhas simples na hora de descrever os rendimentos. Para que isso não aconteça, tenha ao seu lado uma equipe competente, atualizada e rápida como a do Escritório Domínio Contabilidade para se dedicar a este processo por você.

 

Prazo para declarar o Imposto de Renda em 2022

A Receita Federal está recebendo a Declaração do Imposto de Renda desde o dia 7 de março e, ainda na terça-feira (06), prorrogou o prazo para o dia 31 de maio. O contribuinte que não enviar dentro deste período deverá pagar multa e esse também é um dos pontos importantes de contratar uma equipe profissional.

Para regularizar a situação junto à Receita, o contribuinte precisa apresentar a declaração em atraso e pagar uma multa que custa entre R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

 

Documentos necessários para fazer a declaração do IR

Você deverá reunir a seguinte documentação:

  • Nome completo, data de nascimento, CPF e grau de parentesco dos dependentes (se houver);
  • Endereço atualizado;
  • Cópia da última Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física entregue (se for o caso);
  • Comprovantes de pagamento das despesas com saúde e educação relativas ao ano de 2021;
  • Comprovantes de rendimentos ou ganhos obtidos em 2021. Pode ser o extrato da poupança, por exemplo.

 

Quem é trabalhador informal, precisa declarar o IR?

Quem trabalha na informalidade também está sujeito à Declaração do Imposto de Renda. Os informais precisam recolher o imposto ao longo do ano, pagando o carnê-leão. Aqueles que não o fizeram, vão ter que pagar tudo junto na hora de fazer a declaração de ajuste.

Apesar da renda do trabalhador informal ser mais difícil de rastrear, é importante declarar regularmente os rendimentos para evitar transtornos mais tarde. Aí também está a importância de contar com a consultoria de uma equipe contábil.

 

E a restituição do IR, como será?

Este ano, pela primeira vez, será possível receber a restituição do Imposto de Renda por PIX, você sabia?

A Receita Federal, no entanto, adverte que a novidade só estará disponível para quem tem chave PIX associada ao número do CPF. Neste ano, ainda não será possível informar chaves PIX aleatórias, endereços de e-mail ou números de telefone na declaração do Imposto de Renda.

Após fazer a declaração, você já fica sabendo se tem direito a receber a restituição ou não. Confira os prazos para a restituição em 2022:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

 

O Imposto de Renda é uma taxa cobrada pelo Governo Federal todos os anos. O valor é proporcional à renda do cidadão, ou seja, quem ganha mais paga mais, conforme a tabela da Receita Federal.

A declaração serve para acompanhar a evolução do patrimônio dos brasileiros. Em outras palavras, é uma forma de o Governo conhecer melhor os contribuintes, além de verificar se há irregularidades no acúmulo de riquezas.

Lembre-se que quanto antes você emitir a declaração, mais cedo você recebe sua restituição. Fale conosco pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651, nos chame no Whats (54) 98404.1378, ou se preferir, mande sua dúvida por e-mail no endereço contato@escritoriodominio.com.br.