A importância da organização financeira para a sua empresa

Ao longo dos anos percebemos que existem muitas diferenças entre o propósito das empresas e a linha de pensamento de seus gestores, nos mais diversos âmbitos de atuação. Aos olhos da contabilidade, as que mais chamam a atenção são aquelas empresas que conseguem manter uma certa organização em suas informações financeiras, daquelas que não conseguem.

Como exemplo de um negócio que consegue manter-se organizado, citamos aqueles que apresentam as informações financeiras e que no futuro se tornarão informações contábeis, ao Escritório Domínio, da seguinte maneira:

  • Documentos e informações em ordem cronológica, separadas por dia;
  • Pagamentos e recebimentos separados por conta bancária ou caixa;
  • Notas Fiscais separadas por qualidade de informação: despesas separadas de mercadorias de estoque;
  • Nas Notas Fiscais de despesas (que não são de estoque), preocupa-se em anotar que tipo de despesa que é. Ex: despesas com vendas, administrativas, financeiras, com pessoal, etc.
  • Documentos de recebimentos e pagamentos (recibos, boletos, duplicatas, contratos) separados do restante da documentação;
  • Documentos de departamento pessoal, como holerites assinados, atestados medicinais, carteiras de trabalho, relatórios, registros de pontos, etc, separados do restante da documentação;
  • Nos primeiros dias do mês preocupa-se e compromete-se em providenciar todas as informações, provenientes da documentação citada acima, referente ao mês anterior, sem permitir que cheguem ao Escritório Contábil, documentos de meses em que a contabilidade já processou as informações. Evitando que sejam necessários ajustes ou retrabalhos.

Essas informações nada mais são do que os papeis físicos e/ou virtuais que comprovam as movimentações do dinheiro da empresa. Tais papéis são: Notas Fiscais de compra, venda, transferências, remessas, etc, pagamentos de fornecedores, recebimentos de clientes, transferências de valores por caixa ou bancos originados de negócios efetuados com terceiros ou com partes relacionadas com a própria empresa, que não dependem e não precisam de documento fiscal, etc.

As vantagens das empresas, que conseguem manter a organização em sua gestão financeira, são:

  • A empresa recebe muito mais atenção por parte do Escritório Contábil, através de reuniões para consultorias e análises financeiras, pois a equipe que processa as informações não investe seu tempo em organizar documentos que chegam ao Escritório todos desorganizados;
  • O Escritório de Domínio consegue processar os fatos contábeis (lançamentos, fechamentos, declarações, etc) com muito mais confiança e agilidade;
  • A empresa receberá a DRE (Demonstração de Resultado do Exercício, mês, ou período) com muito mais rapidez e qualidade;
  • O gestor consegue visualizar seu financeiro com informações muito mais precisas para fazer a gestão de seu negócio;
  • E principalmente, a empresa cliente do Escritório Domínio, que consegue se organizar, habilita-se para começar a ter sua contabilidade migrada para contabilidade digital, que é um dos nossos grandes objetivos para os próximos meses e anos, tendo em vista que a Empresa Cliente que já costuma a ter organização, pode replicar as informações organizadas para um Software de Gestão, permitindo que o Escritório faça a importação de suas informações para o Software de Contabilidade.

A contabilidade digital já é considerada indispensável. Ela permite a redução da mão de obra empregada nos processos que um software consegue fazer, possibilitando a frenagem ou até a redução dos custos que precisam ser repassados para as Empresas Clientes por conta da manufatura que é bastante alta atualmente.

As desvantagens que as Empresas têm em manter-se desorganizados são:

  • Ausência de informações precisas sobre sua gestão financeira, rentabilidade e fluxos de recursos;
  • Alto custo com a prestação dos serviços contábeis;
  • Perca de competitividade no mercado;
  • Obsolescência ou ausência de seus processos de gestão financeira para análise estratégica;
  • Vida curta para o seu negócio ou estagnação de sua jornada.

Portanto, coloque a casa em dia e contrate o Escritório Domínio para manter a organização financeira da sua empresa. Fale com nossa equipe pelos telefones (54) 3232.4740 ou (54) 3232.2651. Se preferir, envie um e-mail para contato@escritoriodominio.com.br.